sábado, 2 de abril de 2011

INDIGNAÇÃO - MÃE ASSISTE SUA FILHA MORRER SEM ATENDIMENTO EM HOSPITAL NO PARÁ

Nem de coisas boas vive esse blog e hoje trago uma reportagem do Globo Repórter que foi exibido ontem a noite e garanto que indignou milhares de brasileiros que dependem do Sistema Único de Saúde e dos profissionais que nele trabalham. Deêm uma olhada nesse vídeo que a mãe e a repórter assistem uma menininha de 1 ano agonizar em meio ao caos da saúde sem atendimento adequado até a morte.

Trago pra vcs desse blog esse problema comum a todos os estados brasileiros, sabendo que a maior parte das pessoas que visitam esse blog são enfermeiros e estudantes de enfermagem, pois eu e minha irmã somos enfermeiras e compartilhamos de amigos profissionais da área da saúde e convido a todos a uma reflexão sobre o papel social dos profissionais de saúde trabalhadores do SUS.
Não consegui assistir essa reportagem sem me indignar e chorar desesperada ao ver essa menininha de 1 ano morrer sem atendimento, reparem que em um dado momento a repórter e a mãe assistem a criança agonizar, inconsciente parando de respirar e detalhe ninguém da equipe de saúde, eu digo ninguém atendendo a criança, lembrando pra quem trabalha com criança sabe muito bem, que crianças não param de respirar subtamente, mas lentamente e com certeza essa criança já estava dando indícios de piora a muito tempo e ninguém fez nada. Estou responsabilizando todos, principalmente a equipe de enfermagem que não estava ali. Um hospital com tantas crianças internadas e nenhum pediatra, cabe saber agora se estas pessoas vão ser responsabilizadas, porque no mínimo elas devem ser presas por omissão de socorro.
Convido a vcs a refletirem qual o papel dos profissionais de saúde, gestores em saúde, organizações das classes de trabalhadores em saúde, como conselhos e sindicatos, o ministério público que ainda não interviu nesse caos do SUS como um todo. Municípios descarregando seus doentes nas capitais, se livrando das responsabilidades com a saúde da população, médicos descompromissados, capitalistas e mercenários em um cenário que agora uma mídia teve interesse em divulgar. Médicos que não cumprem horário que não atendem. Meu Deus!!! quer ficar rico sendo médico e colocando a vida das pessoas em risco, deixando elas morrerem, colocando a culpa na população pela sua falta de responsabilidade com o seu juramento. Enfermeiros e equipe de enfermagem se submetendo a trabalhar sem condições mínimas, com salários de fome e conselhos de enfermagem, sindicatos e associações que não fazem nada pra mudar esse cenário.
Até quando vamos ficar a mercê de profissionais sem responsabilidade e sem compromisso? pois o SUS não se faz sozinho, mas é feito por pessoas que desconhecem seus princípios e gestores que prostituem o mercado para o médico, permitindo que eles façam a população de refém da sua falta de vergonha na cara! Gestores que deixam médicos fazerem o que quer, pintar e bordar com a vida das pessoas! Oferecendo salários exorbitantes que não condiz com o salário dos demais profissionais de saúde que SIM, minha gente, tem que cumprir horário e com suas responsabilidades. Sem falar de gestores que continuam superfaturando obras pra roubar dinheiro da saúde e ainda conseguem colocar a cabeça no travesseiro e dormir tranquilo, pois com certeza eles tem dinheiro e influência suficiente para obter o que tem de melhor na saúde. Com certeza gestores de saúde, o prefeito dessa cidade do Pará, o governador e a presidenta do Brasil dormiram em suas camas macias e vão continuar fazendo um péssimo trabalho como administradores do dinheiro público.
Hoje ao invés de falar de maquiagem, vamos falar do nosso papel como cidadãos de direitos e de deveres que ficamos sentados e não lutamos por melhores condições e melhor qualidade de vida para nós e para nossas famílias, convido a pessoas que entram nesse blog a publicar suas opiniões através dos comentários.
Eu agradeço pra quem leu até o final esta postagem.
Bjos
Carol

4 comentários:

  1. ehh
    estamos a mercê de tudo isso! nós que trabalhamos com o SUS dá tristeza mesmo, pensamos em parar, desistir... pq o pensamento das pessoas é muito egoísta pq minha vida vale muito, mas das outras pessoas não vale nada!
    Trabalhar na área de saúde não é fácil, mas ainda temos que defender vida, acima de tudo!
    beijos
    Lorenna

    ResponderExcluir
  2. eu fiquei indignada cade o dinheiro que esse pais ganhar pra saude publica
    o brazil esta uma vergonha ,eu tenho vergonha do meu pais que ve uma cena dessa e continua de braços cruzados ali foi mais uma pequena vida ,
    que tinha tudo pela frente
    que Deus tenha misercordia desse pais

    ResponderExcluir
  3. realmente temos de manifestar nossa indignação diante do caos que temos vivido na área da saúde e muitas outras em que o poder público tem responsabilidade. Eu me envergonho desse país, da administração desse país, dos altos impostos que temos de pagar, do retorno que não temos nem na saúde, nem em segurança, nem na educação.... enfim, em nada, absolutamente nada. Penso no que pode ser feito para que o governo pare com essa ganância de tantos impostos e comece a fazer política de verdade, tratando as pessoas dignamente..... mas o que não podemos é perder a esperança e continuar emitindo nossas críticas para esses políticos que não se importam com o povo brasileiro!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, eu assisti o vídeo. É chocante! A palavra de Deus diz que Deus NUNCA nos abandona, portanto, posso dizer que essa pequena menina, tão frágil, viveu TODOS OS DIAS que foram determinados por Deus, e, se fosse da vontede Dele que ela sobrevivesse, o atendimento precário e "tardio" teria resolvido o problema dela.
    Temos que entender que a soberania de Deus é maior do que esse sistema FALIDO chamado SUS.

    Triste realidade a nossa.... Que Deus console o coração da mãe da criança.

    Um beijo e parabéns por ser uma revoltada social. Eu também sou!

    ResponderExcluir